Coisas do manual de sobrevivência emocional















 Entre as muitas coisas que aprendi nesses anos, duas coisas estão na primeira página do meu manual de sobrevivência nessa selva chamada mundo dos humanos. A primeira : " Não adianta discutir com quem tem sempre razão: as pessoas só escutam o que querem e entendem como lhes é conveniente ". E a segunda: " Só os mais fortes cedem, os fracos não são capazes disso ".
Quem não sabe ouvir criticas, não é capaz de reconhecer erros e limitações, não se reconhece humano; certamente se acha superior a tudo e a todos, considera-se um Deus. Discutir com pessoas que têm essa postura é jogo suicida. É inútil argumentar, elas só ouvem o que o seu coração é capaz de aprender: maldade. Infelizmente, esse tipo é muito comum na sociedade atual; a genética predispôs o comportamento egocêntrico e o mundo o aprimorou. Quase sempre aparecem como cordatas e boas, " acima de qualquer suspeita", vestidas em pele de cordeiro para disfarçar o lobo que trama botes terríveis  se contrariadas as suas vontades. São pessoas perigosas, capazes de convencer a todos de que são boas e as outras não prestam...na verdade, transferem para as outras as características que são suas, tudo com traiçoeira sutileza. O pior; elas acreditam no que dizem e tomam suas " verdades "  como medida de tudo. É preciso ter cuidado; elas são ruins e nunca desistem de tentar nos convencer de que somos iguais a elas...
N a verdade, que é ruim acha que todo mundo é ruim; vive como diante de um espelho, vendo-se como a medida do mundo. Como não adianta discutir, como não vale a pena tentar convencer os outros do que ocorre, a postura mais sábia é não se defender, não acusar, deixar que o tempo passe e a realidade se mostre, pois toda máscara um dia cai.O que falam a nosso respeito não muda o que somos, mas diz muito de quem fala...Os fracos continuam a bradar sua fortaleza, arrotar seu poder. Os fortes se recolhem ao silêncio e fazem suas as palavras de Chico Xavier: " Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche.  O resto, mais que perda de tempo...é perda de vida ".
Os cães latem, a caravana passa e a gente continua sendo o que é, independente do que falam ou pensam. E assim caminha a humanidade...pra onde, só saberemos bem depois !

Aila Sampaio


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá ! Sua visita é muito importante pra mim... Ela enche meu coração de alegria...Não saia sem deixar o seu carinho...Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Folhas Flores e Sutilezas... © Copyright 2013. Design by Jaah Templates da Jaah .