A importância do perdão
O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.
Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado.
Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:- Pai, estou com muita raiva.
O Juca não deveria ter feito aquilo comigo.
Desejo tudo de ruim para ele.
Seu pai, um homem simples, mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar: – O Juca me humilhou na frente dos meus amigos.
Não aceito.
Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.
O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado.
Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo: – Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço.
Depois eu volto para ver como ficou
O menino achou que seria uma brincadeira divertida e passou mãos à obra.
O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo.
Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa.
O pai que espiava tudo de longe se aproxima do menino e lhe pergunta: – Filho como está se sentindo agora?
- Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.
O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala: – Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.
O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo.
Que susto!
Zeca só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos.
O pai, então lhe diz ternamente: – Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você.
O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu.
Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem, ficam sempre em nós mesmos.
Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras;
Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações;
Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos;
Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter;
Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino.
Tentei mas não consegui encontrar o autor desse texto...Uma pena!
Descobri o autor, nos comentários a Luma Rosa me indicou a autoria...
Esse texto faz parte do livro "Coletânea de Histórias para a consciência e o sucesso interno de cada pessoa" de Wagner Luiz Marques. Obrigada Luma!
Deixo beijos e abraços com muito carinho...
Até o próximo se Deus quiser.
Querida amiga Mari, começarei comentando como se estivesse escrevendo uma cartinha para vc, isso porque mais uma vez temos algo em comum, esse título seria de meu post de ontem, mas devido ao Outubro Rosa deixei para o final de semana. Menina como nos parecemos! Nossa! Eu fico muito contente com isso e quando ao seu texto a importância do perdão...PERDOAR É MUITO MAIS QUE ESTENDER A MÃO . Tenho a impressão que já nasci com esse dom e dou graças a Deus por isso. Como poderia orar o Pai nosso pedindo a Deus para Que Ele perdoe os meus pecados se eu não consigo perdoar uma ou duas ofensas de alguém. Sempre lemos na Bíblia que devemos dá a outra face, entendo que a outra face não é agente levar um tapa na cara e manda bater no outro lado.Isso é uma metáfora. É justamente isso perdoar.É reconhecer que machucou alguém, magoou etc. Pedi perdão perdoar e esquecer. Eitaaa Mari meu comentário ficou extenso, mais eu gosto muito desse tema o perdão ainda mais agora que qualquer coisinha, esposas querem deixar seu marido, marido deixando sua esposa etc.
ResponderExcluirMuito boa a sua escolha. E esse pai foi um paizão ensinando ao seu filho que o que desejamos para os outros sempre recai sobre nós.Parabéns pela escolha.
Bjss e fica com Deus!
Olá, querida Marilene
ResponderExcluirFalar de certas verdades em forma de parábolas ou similares foi o que Jesus fez (e faz) e isso fala mais ao coração da gente...
Lindo post!!!
Bjm fraterno
Marilene...vi que vc colocou o player que eu também estou usando...ele aparece aqui..mais não está tocando...não sei se para vc está!no meu blog o meu eu ouço normalmente.
ResponderExcluirvc colocou no html no lugar certo?
existe um vídeo no you tube que ensina detalhadamente como colocar no Html...consegui seguindo ele.
Se não colocar no lugar certo não funciona.
Depois se não conseguir funcionar eu te passo o link do vídeo...e vc segue os passos..é fácil...se precisar de ajuda estou a disposição...eu não estou ouvindo a canção..e sem musica não dá!rsrs!
Imperdoável é não perdoar.
ResponderExcluirMagnífico texto.
Tem um bom fim de semana, querida amiga Marilene.
Beijo.
O perdão é mesmo essencial para o sossego da alma.
ResponderExcluirpara se adquirir uma leveza no espírito :)
Beijos e bom Fim de semana!
Boa tarde Marilene,
ResponderExcluirQuantos ensinamentos contidos nessa reflexão,
gostei muito.
Nossas palavras e ações, são semelhantes a um bumerangue...
Ótimo fim de semana, bjs :)
Oi Marilene!
ResponderExcluirJá conhecia esse texto amiga, mas também não sei quem foi o sábio autor dele. Talvez o próprio pai ou o filho da trama?
Vejo o perdão como uma necessidade, no entanto, nossa natureza tende a ser vingativa, pelo menos acho que da maioria... São raras as pessoas de coração aberto que perdoam de verdade e muitas que falam do perdão, mas basta uma pequena faísca em um comentário que a máscara de algo não perdoado cai por terra.
Por isso sou cautelosa, acredito que a pessoa magoada precise de um tempo até que tudo esfrie e as coisas possam voltar nos eixos.
Beijos e um sábado fantástico para ti! :)
Maravillosa lección del padre a su hijo. Un gran ejemplo lleno de imaginación e ingenio.
ResponderExcluirMe ha encantado el relato del carbón.
Es cierto; nuestra actitud y aptitud en la Vida puede cambiar nuestro Destino.
¡¡¡Gracias por tu comentario en mi Poesía en el blog de nuestro Amigo J.R Viviani!!!
Abraços e Beijos.
O perdão é muito importante sempre para as duas partes!
ResponderExcluirSó o amor pode induzir alguém ao Perdão, acredito muito na lei do retorno, e tudo aquilo que desejamos para as pessoas , recebemos para nós mesmos.
Que a vida se ja sempre uma grande festa,amiga!
Muito Amor, muito Perdão e muitos bjus para todos nós!
bom final de semana, bjo grande no coração!
http://www.elianedelacerda.com
Alguna vez leí que el rencor es como morderse uno miso y esperar que le duela a otro. Perdonar puede ser difícil a veces, pero con un perdón sincero, el alma se libera.
ResponderExcluir
ResponderExcluirOi ...nossa!vim te agradecer as palavras na postagem do meu desabafo...acredita que eu entrei no blog para excluí-la?pois vejo que infelizmente aqui nem grande maioria não se importa com problemas dos outros...muitas vezes guardo os meus quietinha só para mim...porque não é sempre que encontramos uma palavra de incentivo...de força...muita gente prefere nem comentar..para não se envolver.Mas gostei da sua atitude...mostra que tens uma alma e um coração lindo...e que não fica indiferente a dor do próximo.Dor porque ver sua vida virtual toda bagunçada é complicado..porque aqui no virtual é um lugar que entramos para nos distrair..relaxar...trocar idéias...experiências...receber e dar carinho.Mas infelizmente existem pessoas que estão aqui para fazer maldade mesmo!já aconteceu com amigas minhas..não sou a primeira nem a ultima.Espero estar livre já ...e se não estiver vou ficar...se precisar refazer os blogs..farei tudo de novo...é claro que é desanimador...já tive vários blogs e tive que me desfazer de todos eles.Mas vamos lá!pensamento positivo que tudo vai dar certo.
Quanto ao player e a musica..eu adoro musica nos blogs...e gosto de ler ao som delas...mas sei também que é difícil combinar um texto com um fundo musical...esta canção achei linda e suave..mas para vc que não curti muito..quem sabe colocando uma só instrumental...ou orquestrada que é suave e não interfere na leitura.fica a sugestão.
Vc me disse que não colocou o código do player no Html...eu coloquei por não achar outro modo...onde vc colocou?gostaria de saber pois se tiver como deixar fora..eu gostaria de colocar em outro lugar...quando tiver um tempinho me responde.
te desejo uma boa semana!
Um abraço com carinho..e obrigada!por não ter ficado indiferente...
Que bom se existissem mais pessoas assim como você!
http://umcoracaoalado.blogspot.com.br/
Pedir perdão é humildade.
ResponderExcluirPerdoar é nobreza;
Bjs
Oi Mari, pensa que iria esquecer de vc com esse perfil? Só estou me adaptando com a configuração do mesmo. Mas sem problema uma hora eu me encontro e tudo dá certo.
ResponderExcluirOu então alguém virá dá o seu toque Sereiástico rsrsrs.
Obrigada por ter ido ao blog deixado um carinho, palavras tão bonitas.
Te agradeço pela a amizade. E quanto ao seu texto...Lindo como sempre quem não sabe perdoar não merece perdão....
Bjss boa semana pra nós fica com Deus!
Marilene, tens razão! Devemos ter muito cuidado com tudo! Achei magnífico o teu Conto; é de uma clareza notável e transmiti conselhos inquestionáveis.
ResponderExcluirOlá Marilene,
ResponderExcluirBelo ensinamento através desse conto.
Sentimentos negativos como a raiva, rancor, mágoa e ódio envenenam mais quem os sente do que àquele que deu causa a ditos sentimentos. Como salientado na minha postagem, é preciso 'soprar as cinzas' para deixar o coração livre e leve. Somente o perdão é capaz de trazer paz ao coração e à alma. Ainda que as ofensas não sejam esquecidas, só o fato de não se desejar o mal como retorno já mostra grandeza de alma.
Feliz semana.
Beijo.
Que lição de vida, hein?
ResponderExcluirGostei demais do texto, Marilene querida.
É é bem assim mesmo, não?
Quero agradecer de coração a sua participação lá na Frase Fofura Total.
Sua frase ficou uma fofura total!
Te desejo uma alegre tarde.
Beijinhos e o meu carinho
Verena e Bichinhos
Oi Marilene!
ResponderExcluirObrigada mesmo pelo seu comentário na minha participação no Prosas!
Adorei... seu blog é lindo!
Beijos,
Mariangela
MARILENE: O poder do perdão!!!Faz uma imensa diferença na nossa vida! Pertencente a Deus, é algo milagroso! O texto reflete bem isso.Obrigada por compartilhar conosco.Amiga, desejo-lhe um lindo início de semana.Beijos e até mais.
ResponderExcluirOi, Marilene!
ResponderExcluirEsse texto faz parte do livro "Coletânea de Histórias para a consciência e o sucesso interno de cada pessoa" de Wagner Luiz Marques.
Muitos dizem que a indiferença é a maior vingança. Particularmente quando alguém me faz algo que não gosto e tenho a initmidade para falar, uma conversa resolve. Mas se é alguém por quem não nutro qualquer sentimento de afeto, prefiro me afastar. Também acredito que quanto maior é a nossa afeição por uma pessoa, maior é a mágoa e essa só nos faz mal, afinal, quem faz algo contra nós, já não pensa em nós desde sempre, então porque gastar energia com alguém que não nos tem consideração?
Aproveito para te convidar a participar da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro que acontecerá entre os dias 08 a 16 de Novembro.
Ficarei feliz com a sua presença!
Beijus,
Minha Amiga Querida..
ResponderExcluirSeu texto veio a calhar comigo porém nem tudo na vida
serve para gente escolher com quem podemos ter amizade.
Agradeço seu carinho e comentário no meu blog tenho certeza que estas na minha vida não é obra do acaso e sim de Deus.
Eu enviei uma imagem e junto um email.
e para vc ter mais ou menos ideia não sei se vai gostar daquela
eu nem escrevi na imagem.
Vou te aguardar para saber mais de vc.
Fica com Deus querida.
beijos..Evanir
Lindo conto Marilene.
ResponderExcluirObrigada amiga pelo comentário no meu poema lá no blog
do Viviani.
bjs-Carmen Lúcia.
Oi Marilene! Uma história com um grande ensinamento! O perdão é o começo de tudo, de nossa evolução, primeiro perdoar e depois aprender a amar. bjs,
ResponderExcluirEste texto é perfeito para a reflexão do perdão.
ResponderExcluirJá o conhecia e linda sua ideia de traze-lo para uma rodada de reflexão.
Sabemos que a arte de perdoar não é nada fácil mesmo, pois envolve um mergulho interior e de lá arrancar a ultima raiz da raiva ou do sentimento.
Devemos praticar e aprender com o perdão.
Gostei Marilene.
Desde ja um feliz fim de semana com paz e alegria e muita inspiração.
Saudades daqui.
Meu carinhoso abraço.
Beijo de paz.
Bom dia, Marilene. Um texto excelente que sugou a minha atenção.
ResponderExcluirEu concordo com cada palavra desde o início ao seu fim.
Quando abstraímos sentimentos ruins faz um bem imenso ao nosso coração.
Somos vulvenráveis e por mais que nos magoem e tentemos reagir, o mal volta de fato para nós.
Quando aprendemos a olhar com outros olhos, a não deixar a raiva nos cegar, mesmo tendo o direito de tê-la por minutos, nosso coração fica em paz.
Perdoar é algo extremamente difícil, delicado e complicado, na maioria das vezes, mas a ausência do mesmo somente adoece a nossa alma, e o praticante do mal, da injúria, vive a sua vida tranquilamente.
Portanto, uma reflexão que precisamos colocar em prática.
Perfeito o exemplo que o pai deu ao seu filho.
Desejo tudo de bom para você, amiga.
Tenha um excelente fim de semana de paz.
Beijos na alma.
Gosto demais de textos-fábulas que contém ensinamentos valorosos como esses que deveriam fazer parte das convicções de todos(as) nós.A arte de perdoar é suporte para uma vida mais íntegra e solidária.
ResponderExcluirBela e importante partilha, Marilene \o/
Bom final de semana.
Bjos,
Calu
Querida,
ResponderExcluirpassando pra desejar um ótimo final de semana!
Quando tiver post novo,avise-me!
bjus
http://www.elianedelacerda.com
Oi Marilene! Vim reler seus belos textos e desejar um ótimo final de semana! bjs,
ResponderExcluirAmiga Mari como sabes sempre sou direta... não li o post ok? estou só passando rapidinho para te abraçar e dizer que voltei a blogosfera kkkkkkkk depois volto com calma porque tenho muitos a abraçar.... hoje voltei a balançar as palhas dos coqueirais da Ilha :-) beijos no coração... É UM SPAM, MAS SOMENTE PARA PESSOAS ESPECIAIS COMO TU :-)
ResponderExcluirOi Marii senti saudades e cá estou.
ResponderExcluirDesta vez eu não li o texto porque já o li por duas vezes. Vim ver vc mesmo.
Sabe como é né? Hoje é dia das crianças e vc como como todas as crianças merecem que eu venha te visitar e te desejar um feliz dia das crianças. Afinal eu sei que assim como eu vc não deixou a criança que existe dentro de vc morrer.
Sendo assim mana...FELIZ DIA DAS CRIANÇAS PRA VC MINHA AMADA!!.
E na página manas de alma postei a foto que te falei. Da branca de neve.
Bjsss
Minha Querida Amiga.
ResponderExcluirHoje li mais uma vez sua postagem é bom a gente se precaver de muitas coisa
levar a vida pelo lado do bem e saber pedir perdão se de alguma forma magoamos alguém um Dia.
Que Deus abençoe sua semana minha querida beijos no coração.
Evanir
Oi Tia, vim aqui te desejar uma boa noite!
ResponderExcluirE agradecer por tudo, agradecer o post lindo de hoje e os demais que vc já postou. Ah! Tia se todas as tias fossem iguais a vc! Mais nem tudo é perfeito né?
Seu post é lindo, assim como vc.
Feliz dia das crianças pra vc tbm tia.
Bjsss
Seria tão mais fácil se as pessoas parassem de se apedrejarem com sentimentos mesquinhos, as vezes eu me assusto com algumas pessoas, quando abrem a boca, aí fico a imaginar se da boca saí aquilo o que deve ir no pensamento ...
ResponderExcluirEsse texto é perfeito para uma reflexão Marilene, adorei lê-lo!
Bjks
My
Que grande lição de conduta de vida!
ResponderExcluirObg pela partilha.
Meu bjo, Marilene :)