O Poder da Gentileza
Quem conhece a história de José Datrino, que ficou conhecido como o Profeta Gentileza, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, entre as décadas de 60 e 90, sabe que foi ele quem imortalizou essa assertiva - Gentileza gera Gentileza.
Tratei profundamente desse lindo tema no meu livro " O PODER DA GENTILEZA - O modo como você trata as pessoas determina quem você é". E depois de tantos estudos, descobri que a reação das pessoas nem sempre é tão linear ou óbvia quanto imaginamos ou gostaríamos.
De modo que podemos fazer reflexões. Por um lado, pode mesmo ser que gentileza gere gentileza, assim como falta de gentileza tende a gerar falta de gentileza. Algo como "pago na mesma moeda". Entretanto, também pode acontecer da gentileza nem sempre gerar gentileza e a falta de gentileza nem sempre gerar a mesma reação no outro.
Isso significa que, diante das atitudes gentis, algumas pessoas ficam desconfiadas ou com medo de retribuir e se darem mal. Por isso, reagem negativamente. Algo como" quando a esmola é demais, o santo desconfia". Assim como diante da falta de gentileza, algumas pessoas fazem questão de reagir com gentileza só para mostrar que existem outros tipos de comportamento. Algo como "dar um tapa com luva de pelica".
Só por isso, já podemos concluir que pessoas são únicas e agem a partir de suas crenças. E crenças existem muitas.Desde as limitantes e que nos impedem de enxergar alternativas mais criativas diante de um gesto não gentil, até as edificantes, que nos destaca da mediocridade e nos torna pessoas mais alinhadas com o propósito de fazer dar certo.
A questão é : e você, o que tem gerado? Quais têm sido suas crenças? Aquelas do tipo "chumbo trocado não dói" ou "eu não levo desaforo pra casa" ? Ou você tem sido daquelas pessoas raras, admiráveis, com quem a gente sente vontade de conversar, conviver, ser amigo ou até algo mais, de tão gostosas ( no sentido amplo e profundo) que elas são ?
E tem mais: muitas vezes, ser gentil com quem a gente vê uma vez ou outra pode ser bem mais do que ser gentil com quem a gente mora, com quem a gente divide intimidades e até com quem a gente trabalha. Pessoas assim são aquelas consideradas "um doce" fora de casa e " um demônio " dentro, sabe?
É...dessas existem aos montes, infelizmente! E nem se dão conta de que estragam tudo, perdem o melhor de sua própria festa. Tomara que em algum momento antes de chegarem ao fim da vida, sejam privilegiadas com o amargo sabor do arrependimento por não estarem sendo mais coerentes com seu coração e menos preocupados com uma máscara perfeita para exibir socialmente. E assim, possam recomeçar de um modo mais gentil!
Mas sabe o que é o pior de tudo? É quando confundimos gentileza com educação ou com romantismo. Gentileza, minha gente, não é nem educação e nem romantismo. Não se trata de dizer "bom dia", "com licença" ou "por favor". Nem se trata de mandar flores, preparar um jantar à luz de velas ou puxar a cadeira para uma dama se sentar. Tudo isso é lindo, ótimo e quanto mais você fizer, melhores serão seus relacionamentos, sem dúvida. Mas, ainda assim, não se trata de gentileza!
Gentileza é enxergar o outro de verdade. É escutar mais e falar menos.É ponderar no momento em que ele não concorda com você. É não revidar. É não disputar para ver quem fala mais alto. É conseguir "baixar a bola" no momento em que "o bicho tá pegando". Sabe aquela hora que os ânimos estão exaltados, a briga está prestes a começar e você consegue respirar fundo e propor um consenso? E se não der, que ao menos proponha recomeçar a conversa quando estiverem mais calmos?
Gentileza, meu caro, é ser bem mais fiel ao que você sente do que ao seu orgulho, à sua vontade de parecer seguro, autossuficiente e inabalável. Gentileza é, por fim, ser tão gente quanto qualquer outra pessoa, seja ela quem for. Porque no final das contas, felicidade tem muito mais a ver com o modo como tratamos as pessoas do que podemos imaginar...
Rosana Braga
Recebam meu abraço apertado de ♥ pra ♥
Até o próximo de Deus quiser...
Linda escolha de texto minha amiga.Tem quem confunde realmente o que é gentileza. Tem tbm quem esquece que gentileza gera gentileza.
ResponderExcluirQue bom que não esqueço de vir aqui, pra vc me lembrar! rsrs
Bjss mana de alma ficarei ausente ok?
Boa noite, Marilene. Para ser extremamente sincera como costumo ser, essa questão da gentileza é complicada.
ResponderExcluirEu sou uma pessoa gentil, mas confesso que nem sempre o consigo ser, principalmente em algumas questões familiares e não vejo isso como hipocrisia, apenas como sendo complicada as relações dentro de nossa família muitas vezes.
Ninguém é santo o tempo todo, isto não existe e nem bondoso vinte e quatro horas por dia.
Não vejo como usar máscaras e sim como EMPATIA!
Ninguém está isento de querer dar o troco, faz parte da alma humana que está ainda precisando de muita evolução.
Todos temos os nossos momentos bons e ruins, isso é fato!
Nem Jesus foi gentil o tempo inteiro, logo, essa questão é mais profunda do que o proposto.
Penso que devemos aperfeiçoar o nosso espírito e pronto.
É um exercício diário, mas sem a obrigatoriedade de ser gentil somente para parecer ser bom, somos falhos, humanos e a desordem emocional faz parte.
O texto trata de verdades e uma grandeza de espírito que ainda precisa ser exercitada, caso contrário, parece utopia.
Tenha uma semana de muita paz, amiga.
Beijos na alma!
Bom dia amiguxa amada
ResponderExcluirVocê foi fantástica na escolha do texto.A gentileza torna as pessoas mais humanizadas e o retorno é imediato. Faz bem à alma
Beijos
Só colhemos bons frutos sendo gentis! Lindo texto! bjs, chica
ResponderExcluirPara conhecer bem ao outro, é preciso conhecer em si a sensibilidade porque precisamos entender as reações a partir dos meus sentidos, e se forem aguçados...! abraços
ResponderExcluirA gentileza desarma qualquer ação de estupidez, minha querida. A gentileza tem um poder mágico de fazer as mais grosseiras situações se transformarem em coisas belas. Uma pena que ainda há pessoas que não pensem nisso...
ResponderExcluirLinda postagem.
Um beijinho!!!
oi Lene
ResponderExcluirHj em dia se vc é gentil as pessoas acham que vc quer algo em troca rs...
Por isso ficam com medo e resistente. Eu procuro sempre que posso praticar a gentileza, não pq quero me promover, mas sim pq acho que toda vez que pratico estou me tornando uma pessoa melhor.
bjokas =)
`E isso mesmo...a gentileza sai de dentro, do coração! É muito mais que educação e sem dúvida...Gentileza gera...gentileza!!
ResponderExcluirUm beijo
Graça
Boa noite, Marilene. Tenha uma abençoada noite e uma feliz semana.
ResponderExcluirFique com Deus.
Beijos na alma e paz.
Querida Marilene
ResponderExcluirUma acção nobre dignifica quem a pratica!
Um belo texto de Rosana Braga:elucidativo,esclarecedor,reflexivo.
Entendo que devemos ser gentis para com todos,mas muito especialmente para com quem não é capaz de o ser,para lhe servirmos de exemplo,ou,pelo menos,para fazermos com que a pessoa fique a pensar...
Obrigada pela escolha.
Muitos beijinhos
Beatriz
Oi, Marilene!
ResponderExcluirSer gentil é ter respeito pelas pessoas e assim como o caráter, a gentileza vem de berço. Quem tem pais gentis, será gentil. Eventualmente haverá um torto, mas a vida também ensina!
Um tema muito bem escolhido!
Beijus,
A amizade é magia sem fronteiras
ResponderExcluirque nos une tantas amizades tantos amores,
num lugar infinito e silencioso,
palavras, email trocados ,gestos de carinho
promessa de amizades e de amores eternos.
Quantas vezes sorrimos ,quantas vezes choramos,
outras quase morremos de saudades
sem nunca termos trocado um único olhar.
Beijos no seu coração.
Evanir.
Concordo contigo, minha amiga.
ResponderExcluirNo meu atual trabalho e onde trabalho sei bem que a maioria das pessoas não se entregam a gentileza, por mais que você seja gentil.
Talvez como uma forma de defesa.
Mas faço a minha parte e hoje já consegui ter bons frutos.
^^
Desejo uma linda noite...
e uma semana abençoada!!!
Xêro
Oi Marilene! Lindo texto ! Gentileza gera gentileza.É muito bom ter pessoas gentis na tua volta .Marilene responde tua tag.Boa semanaBjs
ResponderExcluirUma coisa muito rara, minha amiga.
ResponderExcluirEu acredito no poder da gentileza e procuro sempre aplica-la em minha vida.
Abraços
Olá, querida Marilene
ResponderExcluirComo andamos carentes de gentileza! Mas como é bom praticá-las!!!
O nosso ser se enche de alegria no cotidiano quando nossa alma distribui, generosamente, tudo de melhor mesmo quando não recebemos muito...
Vc pôs um padrão na gentileza fora dos convencionais e isso faz muito bem...
É uma questão que vai além além de simpatias e de temperamento (que pode ser polido diariamente)...
Bjm fraterno de paz e bem
Texto maravilhoso amiga Marilene, deu gosto de ler.
ResponderExcluirSou totalmente a favor da gentileza.
Acredito até que faça parte da educação.
E lidar com pessoas gentis, educadas...
É muito bom, nos faz bem.
Muito obrigada por sua gentil visita amiga!
Sua amorosidade toca o meu coração!
Beijinhos!
Olá Marilene!
ResponderExcluirAchei interessante esse José Datrino, Profeta da Gentileza. Fez-me lembrar um lisboeta , João Manuel Serra, o Sr do Adeus ou Sr Sorriso, porque decidia colocar-se numa muito frequentada avenida de Lisboa a saudar e sorrir para as pessoas que passavam. O seu gesto, repetido ao longo de anos, imortalizou-o num fado intitulado " O homem do Saldanha". Um homem que acreditava que um sorriso era uma ponte entre as pessoas.
Sem dúvida que gentileza geralmente gera gentileza, e deveríamos sempre tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, e embora possamos por vezes receber reacções totalmente adversas, como o texto exemplificou, vale sempre a pena investir.
Eu costumo ser por norma muito educada, e geralmente gentil, mas confesso que tenho um pouco de dificuldade em aceitar que alguém me trate muito mal e fale comigo aos gritos, por exemplo. Nesse caso não costumo respirar muito fundo não, embora nunca descendo abaixo de um certo patamar.
Uma boa reflexão, no entanto ninguém pode jamais ser gentil sem ser educado primeiro, uma coisa está ligada à outra.
xx
Quem dera se gentileza fosse um pozinho que pudéssemos colocar na água para que todos tomassem um pouquinho... Mas infelizmente temos que ser pacientes e tolerantes com aqueles que se quer percebem ou nem sabem o que isto significa.
ResponderExcluirMuito boa sua abordagem.
Bjs
Querida Marilene,
ResponderExcluirÉ mesmo, Gentileza gera gentileza
É pena que hoje em dia muitas pessoas não pensem dessa forma.
Ótima reflexão!
Obrigada pela sua visitinha
Fiquei feliz!
Um beijinho carinhoso de
Verena e Bichinhos
Olá amiga, passei para deixar um abraço e desejar
ResponderExcluirque os anjos de Deus
estejam ao seu redor
durante toda sua vida,
te abençoando
grandemente!
Que seu coração e seus sonhos
sejam renovados e
fortalecidos por Deus!
Abraços no coração!
Lourdes Duarte
Que lindo post Marilene, também admiro demais a história do profeta Gentileza.
ResponderExcluirDesculpe a ausência, mas ando correndo muito, estou tentando manter o blog em dia, mas às vezes falho com as visitas, vou tentar vir com mais frequência, tá?
Bjs e ótimo final de semana
A gentileza vem da educação....faz quem aprendeu.
ResponderExcluirBeijo Lisette
OI MARILENE!
ResponderExcluirUM TEXTO COM CONSIDERAÇÕES INTERESSANTES SOBRE "GENTILEZA", ALGO NÃO MUITO DIFUNDIDO POR ESSES TEMPOS EM QUE CADA PESSOA SÓ ESTÁ PENSANDO EM SI MESMA, MAS, NEM TUDO ESTÁ PERDIDO A MEDIDA EM QUE MAIS MAIS PESSOAS ABORDEM O TEMA COM TANTA PROPRIEDADE COMO AQUI FOI DEITO.
MUITO BOM. ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Um texto maravilhoso sem dúvidas, as vezes cansamos de sermos gentis porque na maior parte das vezes não recebemos uma troca, mas por outro lado penso eu, que ser gentil ultrapassa muitas coisas, talvez hoje não possamos ver os resultados da nossa gentileza, mas com certeza alguém algum dia será gentil conosco, o importante é não deixarmos de ser quem somos ....Lindo texto Marilene,
ResponderExcluirBjks
My
Lambendo ainda as feridas pela perca do meu paizinho retorno a blogosfera certa de que o tempo não para e a vida continua, assim o 9º Pena de Ouro vai continuar e te convido a continuarmos esta brincadeira, estou te esperando lá. Beijos no coração.
ResponderExcluirhttp://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com.br
Mais um final de
ResponderExcluirnão percebemos o quanto o tempo tem passado rápido
em nossa vidas...
Vale lembrar que o tempo não passa por
nós ,e sim nós que passamos por ele ..Tal a correria da nossa vida
das nos a Sensação que o tempo voa.
A dura realidade é que nunca paramos
para saber se alguém chora precisando de uma palavra de carinho.
Sinto isso na carne a cada amanhecer a falta
de afeto a simplicidade de um afago acariciando a alma.
Elevo meu pensamento a Deus no infinito
sinto uma lagrima rolar ao sentir que o Pai
nunca se afasta de mim .
Nunca me deixa sozinha.
Numa prece silenciosa rogo
a Deus por dias menos dolorosos .
Para todas as dores do mundo
incluindo a minha também.
Meu amor e carinho para você.
Um final de semana abençoado.
Leve meus beijos na alma
e meu carinho no coração.
Evanir.
Minha amiga...O texto é maravilhoso porém na pratica vejo cada coisa que chega doer onde já esta ferido demais.
Marilene,que excelente texto escolheu!Gostei da reflexão. Vc por exemplo é super gentil sempre comigo!...rss...obrigada! bjs,
ResponderExcluirEssa é a frase preferida da minha filha
ResponderExcluire pena que muitos ainda não sabe como
usa-la, um velo texto para refletir e muito
E que lindo é......Gentileza gera Gentileza
Abraços de bom domingo
└──●► *Rita!!
Adorei o texto sobre gentileza!
ResponderExcluiras pessoas deveriam ser mais gentis, mas infelizmente não é o que vemos em nosso país!
educação e gentileza vem de berço!
bjus
http://www.elianedelacerda.com
Oi Marilene,
ResponderExcluirEu acredito que a gentileza gera a gentileza,quando não gera, a resposta do outro é oposto,
devemos não deixar que o outro não gentil não mude o nosso sentir,não nos contamine.
Nunca mudaremos os outros,mas não devemos mudar a nossa sensibilidade diante
da grosseria alheia. Na música de Marisa Monte: "O mundo é uma escola,precisamos
da gentileza,já dizia o profeta..." Ela fez em homenagem ao profeta gentileza.
Quero agradece a tua gentil visita ao meu blog e apreciei muito teu espaço. Voltarei
sempre!
Quanto à Patrícia Pinna é de uma gentileza encantadora...
Um domingo luminoso!
Bjos,querida.
Ps:Não consegui fazer o login para seguidora do teu blog e adicionarei o G+,
pois não tenho Face e quero manter o contato...